16
jul
2015
A volta ao Brasil em 125 páginas

 

capa_perspec_Brasil_de_LembrancasNa antropologia, o conceito de cultura compreende um conjunto de hábitos, comportamentos, valores, crenças e símbolos que caracterizam a sociedade. Já as diferenças culturais seriam resultado dos processos histórico que determinam as particularidades de cada organização social. Dessa forma, em um país da extensão do Brasil e com uma história marcada por intensa miscigenação, como seria possível determinar o que caracteriza a cultura brasileira?

Para responder a esta questão, Eduardo Junqueira reuniu em “Brasil de Lembranças”, os principais ícones de 14 estados e cidades brasileiros que, juntos, representam a essência cultural do país. Publicada pela ArteEnsaio, a obra bilíngue é uma excelente opção de presente para amigos estrangeiros que já conhecem ou precisam de um empurrãozinho para conhecer o Brasil! E também se apresenta como um excelente instrumento para entender aspectos da sociedade brasileira para estudiosos de todo o mundo.

A viagem começa pela Bahia, onde o destaque é a relativa harmonia entre diferentes experiências religiosas e cultos diversos. Passando pelo Distrito Federal, conhecemos as raízes da ideia de se transferir a sede do governo para o interior do país, dos tempos do Império até a proposta ganhar força, já durante a República. Apresentada por uma bela paisagem do cerrado, Goiás é lembrada não apenas pela riqueza agrícola, mas por festejos como a celebração da derrota dos mouros.

Nas páginas seguintes, o Maranhão e o espetáculo natural composto pelo seu delta e os Lençóis Maranhenses; a Paraíba, palco da maior festa junina do país; o Pernambuco, berço do frevo e, finalmente, o Rio de Janeiro e seus mundialmente famosos cartões postais. Tem muito mais na sequência. Curiosidades e histórias sobre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins completam a travessia literária.

 

mosaico_Brasil de Lembranças