22
jan
2016
Uma das maiores e mais versáteis atrizes
do nosso tempo


marilia_pera_interna_450A primeira vez que vi Marília no teatro foi em "Onde canta o sabiá", no final dos 60. Algumas impressões permanecem nítidas, claras em nós apesar do tempo - e uma delas é a sensação que a interpretação de Marília me causou. Que mágica era aquela de ver uma atriz criando um personagem com verdade absoluta e, ao mesmo tempo, perceber, além do personagem, seu olhar maroto, brincalhão, malicioso, comentando com inteligência e graça tudo o que acontecia em cena? E como não ser tocada pela carga de brasilidade ali contida, como se Grande Otelo, Dercy, Dulcina, Oscarito, Procópio, enfim, todas as joias do nosso teatro se manifestassem também, e a uma só vez, através dela? Uma atriz brasileira capaz de concentrar e transmitir toda a força e riqueza da cultura brasileira.

 E eu continuei pela vida me emocionando, me deliciando, me deixando levar pelos mundos artísticos ricos e encantados de Marília.

 

Marieta Severo, janeiro de 2016

 Marília Pêra (1943-2015) foi, reconhecidamente, uma das maiores e mais versáteis atrizes  do nosso tempo. Uma atriz total, capaz de interpretar, cantar, dançar e ir do drama à comédia com o mesmo talento, equilibrando técnica e emoção sem prejuízo a uma ou a outra. Sua brasilidade inaugurou uma escola de interpretação, conforme registra Marieta Severo no depoimento acima. Neta, filha, sobrinha, irmã, mãe e tia de artistas, Marília acalentava desde sempre o desejo de contar em livro a trajetória artística da família, há várias gerações parte fundamental da história das artes cênicas no Brasil. Pouco antes de sua morte, em dezembro passado, a atriz conseguiu realizar seu antigo sonho ao colocar o ponto final na fotobiografia Marília Soares Marzullo Pêra, que chega às livrarias este mês pela Arte Ensaio Editora, com projeto gráfico do premiado Victor Burton e patrocínio da Rede de Hotéis Othon. Responsável pela concepção e pesquisa do livro (e também pelas legendas assinadas em parceria com Marília), Sandra Pêra conduz a noite de autógrafos, no dia 25 de janeiro, na Livraria Travessa do Leblon, ao lado da escritora Nélida Piñon, autora do prefácio.

Marília fez questão de incluir no título do livro o sobrenome materno Marzullo, que não consta em sua certidão de nascimento, para revelar a extensão da linhagem de artistas à qual pertencia: “Ela sempre teve vontade de contar esse casamento ancestral da família com o teatro”, revela Bruno Faria, companheiro da atriz por quase 20 anos. Em 2013, os dois foram ao lançamento da fotobiografia de Nélida Piñon e Marília ficou encantada com o formato:

“Esse livro vai ao encontro de tudo o que eu quero contar sobre a minha família”, disse ao marido. Junto com a irmã Sandra - a quem chamava de arquivista por sua dedicação em guardar grande parte dos registros familiares -, ela pôs a mão na massa. “Marília cuidou de cada detalhe, aprovou o resultado e viu o livro pronto. Conseguiu realizar seu sonho”, revela Bruno.

Ilustrado a partir de um acervo composto por uma rica memorabilia de fotografias, cartazes, panfletos, bilhetes, cartas, cartões, convites, críticas e matérias, o livro de 304 páginas é um passeio pela história do teatro brasileiro desde 1889, quando a família Pêra chega ao Brasil vinda de Portugal e logo após se une aos Marzullo, de origem italiana.

As muitas histórias, curiosidades e “causos” familiares se desvelam nas legendas, escritas pelas irmãs Marília e Sandra, assim como nas próprias imagens. Grande parte delas foi sendo digitalizada ao longo dos últimos anos: “Desde muito pequena sou louca pelas fotografias. Ia perguntando aos meus pais, minha avó, e ficava fascinada por essas fotos antigas”, conta a também atriz Sandra. Em um determinado momento, Marília resolveu mandar tudo o que estava com ela para a irmã, que comprou diversos álbuns e passou a separar o acervo por assuntos. “Cuidamos de tudo com carinho e chegamos a contratar duas pessoas para fazer a higienização das fotos”, lembra Sandra.

O livro, em papel couché matte 150g, traz ainda uma completa árvore genealógica da família, o currículo e os muitos prêmios de Marília ao longo da carreira. A última foto mostra a atriz no carro alegórico da escola de samba paulistana Mocidade Alegre, em 2015, cujo enredo foi a vida da atriz. A homenagem foi definida por ela como um presente de Deus e a maior homenagem que já recebeu em vida.

 

 

LANÇAMENTO:

Dia 25 de janeiro, às 19h
LIVRARIA TRAVESSA LEBLON
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A
Shopping Leblon
Tel: (21) 3138.9600
www.travessa.com.br