10
set
2015
Vossa majestade, o Rio de Janeiro

montagem_blog2Trabalhar a cidade do Rio de Janeiro é sempre uma honra para a Arte Ensaio, talvez por ser este o berço da editora. Porém, o que também instiga é a pluralidade de olhares tão pouco explorados que o município oferece. Não à toa, nos próximos meses ao menos cinco novos títulos devem entrar para a biblioteca de cariocas e entusiastas de um dos destinos mais famosos do Brasil.

Deixando de lado os cartões postais, “Olhar de um Carioca” apresenta paisagens não tão conhecidas mundo afora. A partir de um recorte diferenciado do fotógrafo Luiz Ribeiro, a obra une belos cenários comuns em espaços públicos, como simples jardins, e também curiosas imagens cotidianas, como a da Kombi que caminha pelo trânsito da cidade, levando a bordo bem humorados transformistas. Um deles, por exemplo, viaja no teto do carro!

Ainda pelas lentes de Luiz Ribeiro, “Formas Urbanas” capta ricas construções arquitetônicas que complementam a beleza natural e são igualmente motivo de orgulho para o cidadão carioca.

A partir de ângulos inusitados, Janelas do Rio coloca o leitor dentro de endereços cariocas que possuem uma vista privilegiada – seja pela beleza ou seja pelas particularidades socioculturais do município. Com fotos captadas ora em construções suntuosas, ora em locais modestos, ao folhear o livro, a sensação é de literalmente abrir janelas.

Já em “Janelas do Rio” ângulos inusitados colocam o leitor dentro de  endereços cariocas com vista privilegiada – seja pela beleza ou particularidades sociais e culturais do município –, com fotos captadas dentro de construções suntuosas ou mais modestas. Ao folhear o livro, a sensação é de literalmente abrir janelas.

E claro, a praia, as montanhas, o verde não poderiam ficar de fora. Porém, em mais este livro, não há espaço para clichês. “Rio ao Ar Livre” mostra como desfrutar dos recursos naturais da cidade para a prática de exercícios físicos: da corrida à natação, do mergulho ao kitesurf, do futevôlei à caminhada e com yoga na praia para relaxar.